sexta-feira, 22 de julho de 2011

Estrias: Conheça o tratamento para apagar essas linhas

APLICAÇAO CHAMADA DE STRIAT OU GALVANOPUNTURA

Ter estria é muito fácil. Afinal, basta nossa pele esticar um pouquinho mais - seja devido ao crescimento ou ao aumento de peso - que ela já se instala. "Quando o estiramento da pele é muito grande, há uma ruptura nas fibras de colágeno e elastina, localizadas na derme (camada intermediária da pele). O sangue extravasa, inundando as fibras, provocando um micro hematoma que se reflete imediatamente na tez, em forma de vergão avermelhado ou arroxeado", explica o professor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Marcelo Bellini (SP).

Podem ser lineares, curvas, únicas ou múltiplas. Assim que aparecem são finas e de aspecto plano, por isso, mais fáceis de tratar. Por outro lado, se não cuidar a tempo, entre um e dois anos, começa a ocorrer uma substituição no local por um tecido fibroso, com aspecto de cicatriz, ganhando uma coloração esbranquiçada. E é nesse ponto que ela fica mais larga e profunda.
A associação de tratamentos é necessária para combater as estrias. Mas o resultado compensa. Antigamente, eram raros os tratamentos que ajudavam a combatê-las. Mas, hoje, já é possível praticamente acabar com as recentes e amenizar em até 70% as mais antigas. "Os melhores resultados são obtidos com a associação de um mix de tratamento", alerta a dermatologista Montaha Jurdi Jasserand (SP) que é membro da Academia Americana de Dermatologia. Porém, antes de fazer a escolha, saiba que estes procedimentos são bem doloridos.
Uma vez lesadas, as fibras elásticas da pele não se regeneram e nunca mais serão as mesmas. Por isso, todos os especialistas indicam a prevenção para evitar o problema. "O segredo está em hidratar bem o corpo por dentro e por fora, bebendo no mínimo dois litros de água por dia, e aplicar no corpo cremes formulados com substâncias como lactato de amônia, uréia, elastina, colágeno, alfa-hidroxiácidos e óleos vegetais, pois assim a pele agüenta melhor as variações de crescimento e peso", avisa a dermatologista Montaha. Evitar o fumo e banhos quentes, ingerir alimentos ricos em vitamina C, praticar exercícios físicos moderados e controlar o peso também são essenciais para evitar que os risquinhos ingratos apareçam de uma hora para outra!

Estiat ou  Galvanopuntura:

Indicação: todos os tipos O que é: equipamento de microcorrente contínua (galvânica) que dá picadas superficiais nas estrias para acabar com o tecido lesionado.
Como é feito: o aparelho, que possui uma agulha na ponta, estimula, através da microcorrente galvânica, um edema no local. " Esse micro trauma associado à estimulação provocada pela corrente do aparelho é que fazem a renovação de colágeno", ressalta a dermatologista Silvia Zimbres, da Clínica Doux (SP).
Resultados: são vistos a partir da quarta sessão. "No final do tratamento nota-se melhora de 80% nas estrias novas e 60% nas antigas", diz a dermatologista Karla Assed (RJ).
Cuidados: o local fica avermelhado, não expor a area tratada ao sol durante o tratamento e até 1 mês após, hidratar diariamente a pele e beber muita água.
Recomenda-se de 10 a 30 sessões.

Preço por sessão: a partir de R$30,00

CONTRA-INDICAÇÃO
• Epiléticos
• Gestantes
• Portadores de próteses metálicas
• Portadores de marca-passo
• Cardiopatas
• Infecções cutâneas
• Neoplasias

Cássia Santos (esteticista)


Um comentário: